Produção arraiolos
- Ana Maria Gonçalves
- 7 de mar. de 2017
- 1 min de leitura

Quem é novato no bordado de arraiolos nem imagina que um tapete autêntico arraiolos tem 8 etapas de produção a serem seguidas.
A primeira e talvez a mais importante delas que considero é a compra de materiais de boa qualidade e procedência. Sim, uma boa juta e uma lã de boa procedência, como o fio Paratapet da Pingouin, garantem que seu arraiolos terá uma duração em torno de 25 anos ou mais.
A próxima etapa é o risco ou o projeto da peça a ser bordada. Pode ser um tapete, quadro, painel ou almofada... todos eles precisam de um bom risco, bem detalhado para que as bordadeiras possam executar seus projetos sem erros.

A terceira etapa e as próximas se resumem no bordado em si seguindo contorno dos desenhos, matização, preenchimento e modelagem da peça.
Já feito essa etapa do arraiolos, vem outra etapa tão importante quanto o bordado em si na técnica.
O acabamento da peça que dependendo do tema a ser bordado deverá seguir a regra: franja simples, franja de tear ou caseado.
Aí você pensa, acabou. Não... Vem outra parte tão importante quanto que é o enquadramento, gomagem e resina da peça, essa parte sendo bem feita é que vai garantir que seu tapete arraiolos vai durar por mais de 20 anos!
Dá vontade de bordar né? Veja o curso da Arraiolos Contemporâneos aqui no site!
Comments